quarta-feira, novembro 10, 2004

"Choque de Gerações" "Casa dos Açores" e a delicadeza dos Terceirenses

O programa "Choque de Gerações" que ontem vi, na RTPA, deixou-me verdadeiramente irritada! Então, convida-se uma Senhora como a Mariana para estar no programa e depois deixa-se-a sentada a um canto, sózinha, ficando sentado quaze de costas para ela, nem permitindo que ela participe também na conversa dos cavalheiros? Ó meus amigos! O sr. Joel Neto chegou ao ponto de, no momento em que se tinha sentado ao lado da Mariana, deixar que lhes servissem vinho em dois copos de pé (finíssimo!); só que, mal o vinho chegou aos copos, o sr. Joel Neto levantou-se e ...pernas para que te quero, fugiu para a outra mesa outra vez, voltando a sentar-se quaze de costas para ela. No fim, quaze no fim do programa, aparece a Mariana sentada na mesa, então, com os 3 cavalheiros e o sr. Joel Neto, num brevíssimo momento, fugaz mesmo!
Na minha opinião, após ter dirigido um convite à Mariana para ir ao seu programa, foi de bastante mau gosto e de muita indelicadeza a forma como o sr. Joel Neto "gizou" tudo aquilo. Penso que talvez em sociedades mais cosmopolitas, em meios intelectualmente mais abertos, (que não, segundo as palavras dos cavalheiros participantes no programa, a sociedade e os meios Açorianos) isto passasse despercebido. Para mim, uma Senhora ainda é uma Senhora, um Polícia é sempre um Polícia, um cão é irremediávelmente um cão e uma batata lógicamente é uma batata. Os meus horizontes são curtos, os conhecimentos são poucos, os meus usos e costumes serão conservadores, mas são pessoas como eu, na sua larga maioria, que vêem a RTPA.
Sei que, qualquer um dos cavalheiros presentes no programa, são ausentes destas paragens há muitos e largos anos. Calculo que, por isso, tenham novas posturas e formas de olhar as coisas. É natural.
Hoje, há momentos, vendo a "Casa dos Açores", do Carlos Moniz, (o "talhão" nos meus tempos do Liceu) volto a ver a mesma realidade. Convidam o Manuel Ávila Costa para ir do Pico até lá, sentam-no a um canto e deixam-no para ali, com a viola na mão... Chegam ao ponto de estar sentados à mesa, a comer queijo e a beber vinho e o Ávila Costa népias! Que coisa mais sem jeito! Que falta de delicadeza!
Tenho bons amigos naturais da ilha Terceira. Tenho a opinião de que o terceirense é, no geral, um pouco trocista e divertido, mas delicado e civilizado.
Convenço-me mesmo: deve ser "modas de fora" e eu é que sou uma pacóvia, que não sei nada destas modernices e vivo pr'aqui nestas ilhas isoladas do mundo e tristonhas! Brumas, vento, tempestades, vulcões e terramotos, gaivotas e garajaus, ganhoas e cagarras, mar e peixes, vacas e pastagens, turistas e hotéis, caldos de peixe, pão de milho e bolo lêvedo, matanças de porco e sopas do Espírito Santo, queijadas da Graciosa e bolo de milho, "espécies" e "alfenins"... ah, é verdade, e vinho de cheiro. Este é o meu Mundo.
Pronto, deve ser isso. Acabou-se!

1 Comments:

At 10 de novembro de 2004 às 23:39, Blogger Nuno Barata said...

E quem fala assim, não é só mãe galinha. É muito mais do que isso, é uma caneta que tem feito muita falta por aqui.
Fiquei despontado, cuidei que a Mariana ia ser convidada como comentadora. O programa manteve o mesmo alinhamento, mesmo depois das criticas, mal empregado.

 

Enviar um comentário

<< Home