sexta-feira, outubro 15, 2004

Nunca, como nesta campanha eleitoral, o Governo da República interferiu tanto numas eleições regionais. Não me lembro, nestes 28 anos que levamos de Autonomia, de tanto Ministro, tanto Secretário de Estado, tantas inaugurações, tantas promessas nacionais, tantas assinaturas de decretos... O Governo da Republica pôs constantemente em causa o bom relacionamento a nível institucional entre Governos e desrespeitou profundamente a Autonomia destas Ilhas. Diáriamente quaze, deslocaram-se aos Açores membros do Governo da República, entre os quais o próprio primeiro ministro, que, participaram em comícios do partido a que pertencem e que entre nós é da oposição, numa atitude colonizadora e proteccionista que me recuso a aceitar. Enquanto membros do Governo da República, nenhum dos senhores podia ou devia ter vindo fazer campanha aos Açores. Enquanto filiados do PPD ou do CDS, eu não teria nada a opôr. Fizeram-no, no entanto, propositada e vincadamente como membros do Governo e isso eu recuso-me a aceitar, repito, e repudio com todas as minhas forças. Não vieram por Bem. Vieram numa atitude provocatória, eleiçoeira e de baixa política. Reprovável, profundamente reprovável. E no próximo domingo, os Açorianos vão ter mais uma vez oportunidade de dizer se têm alguma coisa a opôr. Se não, que se calem para sempre! Este, era o recado que eu pensava que ia finalmente ouvir da boca do PDA. Como sempre, enganei-me.