segunda-feira, outubro 04, 2004

Ameaças e arruaças

O tom ameaçador e arruaceiro com que Vítor Cruz se dirigiu a Carlos César e a todos nós que ouvíamos o debate, dizendo da tal ameaça do Presidente do Governo a um funcionário público, aterrou-me. Mais aterrada fiquei quando, ontem, no telejornal, ouvi a dita gravação. O dr. Miguel Brilhante era um dos apoiantes independentes de Carlos César. Súbitamente, apareceu na lista de apoiantes de Vítor Cruz. É mais que natural que César procurasse falar com ele. Os termos em que o fez, não constituíram nem de longe uma ameaça. São uma conversa natural e normal. Aterrou-me que Vítor Cruz considerasse aquilo uma ameaça. Aterrou-me que Vítor Cruz pudesse pensar em tal hipótese e que a apresentasse daquela forma e naquele momento aos eleitores. Foi feio, muito feio. Lembrou-me os tempos dos Governos de Mota Amaral e os meios que então eram usados para atingir os fins pretendidos. Aterrou-me profundamente. Isto, é só uma amostra do que são capazes de fazer e do que podem voltar a fazer se algum dia voltarem a ser Governo nos Açores. Como o Francisco, na Eda, houve muitos mais. Postos "na prateleira", como então se dizia. Perseguidos, não promovidos nos seus cargos. Queria acreditar que esta nova geração do PPD nos Açores já fosse diferente para melhor. Enganei-me e isso deixou-me aterrada. Sinceramente.