sábado, maio 29, 2004

O relatório do Tribunal de Contas

Pelo que o Açoriano Oriental de hoje destaca em primeira página com grande relevo, pareceria que o relatório do Tribunal de Contas seria desfavorável às contas da Região. Pelo contrário. O relatório elogia as contas da Região e, no geral, é bastante favorável a sua conclusão. O Açoriano Oriental, como certamente o Diário dos Açores e o Correio dos Açores é que, tendenciosamente como sempre, só leram a parte que lhes "interessa". A falta de liberdade de expressão que existe nos Açores dá nisto!!...

quinta-feira, maio 27, 2004

"A CALÚNIA É A ARMA DOS VENCIDOS"

Afirmação proferida pelo Primeiro Ministro Durão Barroso no Parlamento Português, no dia 26 de Maio. Para quem, há três dias atrás, caluniou de forma tão veemente e insultou toda a Oposição, parece-me uma auto-confissão! O homem está de cabeça perdida! Já não se lembra hoje do que disse ontem....

CASCA DE BANANA

Epá cuidado com essa casca de banana
epá cuidado com essa casca de banana
olhos bem acesos a saber quem nos engana
epá cuidado com essa casca de banana

Epá cuidado, não te enganes, não te iludas
que esse beijo é de Judas
vem de lábios traiçoeiros
Toma atenção que já montaram a tenda
já puseram tudo à venda
pelos tais 30 dinheiros
Epá cuidado que há sempre um agiota
tentando fazer batota
com as tuas ilusões
tanta mentira, gargalhadas enlatadas
as cartas estão viciadas
no templo dos vendilhões

Epá cuidado! olha que aqui há tramóia
olha o cavalo de Tróia
as espadas, os punhais
que há uns senhores que manipulam este jogo
varrem tudo a ferro e fogo
em sangrentos rituais
vieram todos, mercenários, bandoleiros
cortesãs e trapaçeiros
espiões e generais
já decretaram que na linguagem do terror
não há nome para a dor
falam de danos colaterais

É que vale tudo neste jogo tão cruel
do senhor Maquiavel
aprenderam a lição
Têm as mãos sujas de sangria e de veneno
cambalacho tão obsceno
ditadura do cifrão
Toma atenção à estratégia da aranha
neste vício, nesta manha
a gente entra e não sai
falinhas mansas prometendo maravilhas
estendendo armadilhas
a gente escorrega e cai

Epá cuidado com essa casca de banana!



José(Zeca)Medeiros
in "Torna-Viagem"

segunda-feira, maio 24, 2004

Vale a pena ir ler ao Blog "Porto das Pipas"

o que ele sabe, por conhecimento próprio, sobre o Instituto que efectuou a tal sondagem encomendada pela Coligação Açores! Serviço Público de primeira qualidade!

quarta-feira, maio 19, 2004

Paulo Casaca foi

durante o tempo todo o "alvo" a atingir por parte de quaze todos os candidatos. Provávelmente por ser o candidato mais sério e aquele que tem a responsabilidade de já ter estado no Parlamento europeu. No entanto, o candidato Duarte Freitas fingiu esquecer o facto de o seu Partido também ter tido representação no mesmo Parlamento, embora não se ouvisse falar dela!..

O deputado do PPM ao Parlamento europeu disse

que "é preciso fazer uma delegação do Parlamento europeu no Corvo."

O deputado do PSD ao Parlamento europeu disse

que "não percebe porque é que se fala de mapas, se o mapa da semana das Pescas, omitia a ilha de S. Jorge."

A candidata a deputada ao Parlamento europeu pelo Bloco de Esquerda disse

que "os Açores são a região mais pobre de Portugal", citando o PSD, penso eu.

O candidato ao Parlamento Europeu da CDU disse

ontem no mesmo debate televisivo que "os interesses das duas empresas continentais açucareiras que são accionistas da Sinaga, não têm tanto a ver com a concorrência na produção do açucar açoriano, mas sim com o valor imobiliário dos terrenos em que está implantada a Sinaga." Alguém me explica o que é que se passa, por favor?

O candidato a deputado europeu do PDA disse

ontem, no debate televisivo entre os 6 candidatos ao Parlamento europeu, que "quem inventou o avião, inventou também o desastre de avião"!

"Não carecia tanta força!"

Era uma da manhã e eu a perguntar por "ela" e ei-la! A sondagem! Nunca tinha ouvido falar do Instituto Independente do Porto (já não sei se é este o nome?). Há dados muito pouco precisos, como por exemplo a ilha ou ilhas em que foi realizado o inquérito telefónico.
Parece-me uma resposta à outra sondagem mais do que uma sondagem credível. No entanto, convem tomar nota. E sobretudo continuar a trabalhar sempre.
Volto a dizer que estamos numa altura de "vale tudo". Alguns dos senhores da Coligação não olham a meios para atingir os seus fins e os meios por vezes são bastante sinuosos.

Eu cá consolei-me!

Consolei-me a ver o meu Governo ali todo, inteirinho, todo, todo! Pelo que o José Pacheco escreveu no seu "Direito a Pensar" parece-me que não gostou. Eu cá gostei!Então, se ia ali à frente o Primeiro Ministro, o Presidente da Assembleia da República, o Ministro da República, não havia de ir também o Governo eleito maioritáriamente pelos Açorianos? Claro que tinha de ir. Eu, se fosse do Governo Regional, não lhes oferecia nada por menos! A partir de agora, tudo sabe a pouco!

"Cá-de" a tal sondagem?

Continuamos a aguardar a entrega da tal sondagem à Alta Autoridade... Então? Tá na hora de a divulgarem! Já houve a Procissão do Senhor Santo Cristo e tudo! Nunca mais sai???

domingo, maio 16, 2004

BENFICA!!!!!!!!

SLB, SLB, GLORIOSO SLB!!!!! Em pleno Domingo do Senhor Santo Cristo.

sábado, maio 15, 2004

O Provedor da Mesa da Irmandade do Senhor Santo Cristo, Engº. Costa Santos, disse hoje, no programa da RTP Açores em directo do Campo de S. Francisco, que convidou o Primeiro Ministro Durão Barroso para integrar a Procissão do Senhor Santo Cristo e que não é esta a primeira vez que entidades políticas nacionais integram esta Procissão; disse que já veiu uma vez um Presidente da República na Procissão e muitas vezes têm vindo Secretários de Estado. Acrescentou que, não sei se para justificar alguma coisa, a parte da Procissão em que seguem as autoridades e as forças vivas da terra, é o "cortejo cívico" e está separado da Procissão na sua vertente religiosa.
Se não fosse o respeito que me mereceram a devoção e saudade bem patentes nos inúmeros telefonemas de Açorianos espalhados pelo Mundo, eu teria aproveitado a linha aberta e teria telefonado para pedir ao Engº. Costa Santos que me avivasse a memória e me esclarecesse quem foi o Presidente da República que participou na Procissão a convite da Irmandade do Senhor Santo Cristo. Venho desde o tempo de Craveiro Lopes e não me recordo de nenhum.
Perguntaria também ao Engº. Costa Santos se não acha que é preciso ter muito boa vontade para acreditar que o convite a Durão Barroso não tem uma intencionalidade política e que, a um mês das eleições europeias e a 5 meses das eleições regionais, teria sido muito mais sensato e isento não o fazer. Sendo o Engº. Costa Santos um conhecido e participativo militante do PSD, ( minutos antes no telejornal do mesmo canal televisivo tinha aparecido sentado numa mesa no convívio de militantes e dirigentes dos 30 anos do PSD Açores ), não deveria ter tido o cuidado de reflectir melhor no alcance que poderia ser dado à sua intenção?

sexta-feira, maio 14, 2004

O Evangelho

No meu missal, (antigamente levava-se sempre o missal para seguir a Missa) , no Evangelho da 2ª feira da 4ª semana da Quaresma, narra-se o seguinte: " Entrou Jesus um dia no Templo de Jerusalém e, encontrando lá muita gente a fazer negócio, expulsou-a, dizendo: - Não façais da casa de Deus, casa de negócio!"
Na explicação que, a seguir a ler a passagem do Evangelho, o Padre fazia, lembro-me bem de como descrevia a ira de Jesus e de como a explicava, apelando à integridade moral dos Católicos.

Ao meu Padrinho João Bernardo de Oliveira Rodrigues

A notícia hoje publicada no Açoriano Oriental acerca do convite endereçado pela Irmandade do Senhor Santo Cristo a Durão Barroso para se incorporar na procissão de Domingo, faz-me pensar com um certo temor se esta gente saberá avaliar onde fica o ponto de equilíbrio entre aquilo que é humanamente aceitável e aquilo que é tremendamente abusivo do nosso entendimento.
Habituei-me, de pequenina, a ver a Irmandade na Procissão do Domingo do Senhor Santo Cristo, com a Figura austera e ao mesmo tempo tão prazenteira do meu Padrinho João Bernardo ao centro. De pequenina, habituei-me a respeitar a Irmandade. Gente de Bem, escolhida a dedo, dos melhores entre os melhores, era o que me diziam.
Aos poucos, todo o imaginário que fui tentando trazer comigo desde criança, tem vindo a morrer. Receio sériamente morrer sem nada do Passado. Vazia.
Já tenho 54 anos.

Beleza a Presidente

Se eu fosse familiar de uma das vítimas do "caso dos hemofílicos", certamente que a Memória de António Champalimaud ficaria comigo ad eternum!

segunda-feira, maio 10, 2004

Os Ricos também morrem?

Morreu António Champalimaud. Paz à sua Alma. Só me interrogo sobre o sítio para onde irá, dado que o Tozé fez há poucos dias o favor de nos lembrar aquela afirmação de Cristo, quando andou pela Terra, em que nos disse que "é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no Reino dos Céus". Por isso, pergunto se os Ricos também morrem.

sexta-feira, maio 07, 2004

Pequeninos e amarelinhos?

Um cientista Britânico descobriu, após fazer testes de ADN a Açorianos e a Portugueses do Continente, que os Açorianos têm maior percentagem de genes Chineses e Mongóis do que os Portugueses. Então o referido cientista defende a tese de que os Povos Chinês e Mongol terão chegado aos Açores antes dos Portugueses.
Vi isto hoje numa reportagem da SIC e achei interessante.

terça-feira, maio 04, 2004

Gostava de ouvir a vossa opinião...

...acerca desta quadra popular do António Aleixo. Cá vai:

" Uma mosca sem valor
Pousa, com a mesma alegria,
Na cabeça de um Doutor,
Como em qualquer porcaria."

Não é linda?

...e o Governo está na Graciosa

E os senhores do PSD boicotaram a reunião do Conselho de Ilha! O Governo desloca-se à Graciosa e eles boicotam a reunião. Para que nada se possa fazer e para que a visita do Governo não sirva de nada. Mas estão enganados e bem iludidos. Essas atitudes servem para que se conclua mais uma vez que o Partido está acima da Terra, que a Política está acima do interesse das nossas Gentes e a maioria das pessoas vê isso. Ainda que meia dúzia de "iluminados" se ria e fique muito satisfeita com esta "afronta", o Povo sabe que não se brinca em serviço! E não admite hipocrisias e faltas de vergonha. Já o provou mais do que uma vez. E vai prová-lo outra vez!

segunda-feira, maio 03, 2004

O Governo vai à Graciosa

Aposto aqui que na Graciosa vai estar tudo bem. O Conselho de Ilha vai regozijar-se com a visita do Governo, a Câmara de Santa Cruz vai dizer que essa visita correu muito bem e o PSD local (há CDS/PP na Graciosa?) vai dizer que foi mais uma visita de despedida que o Governo fez à Ilha e que não adiantou nada, e que as promessas do Governo ainda estão por cumprir na sua maioria e que bla, bla,bla,bla...
Como é que eu adivinho estas coisas? É porque eu já vi e vivi muito!

Mais um Imposto Municipal?

Ouvi dizer que a Câmara de Ponta Delgada vai taxar a PT pelo uso da via pública com fios e postes. A PT por sua vez terá aceitado ser taxada e taxará por sua vez os assinantes na factura dos telefones...
Quem é que se lixa no meio disto tudo? Quem tem telefone.
Quem é que não se lixa? Quem não tem telefone.
E assim alguns, os que têm telefone, vão pagar mais um Impostozinho à Câmara Municipal sem quaze se sentirem.
Bastante ardiloso, não? Ele há cabeças para pensar em tudo!

O telejornal da RTP A

O comentador do telejornal de domingo enviado pelo PSD foi o dr. Duarte Freitas. Aproveitou o PSD para usar o telejornal como tempo de antena do seu Partido. E a jornalista, Isabel, permitiu que o fizesse. Assim está tudo mal. Que o Partido tente aproveitar-se, até aceito. Agora que a RTP A o permita, não aceito. O jornalista que está a conduzir um telejornal tem de ter estatuto e personalidade suficientes para, apercebendo-se da situação, lhe dar a volta e não o permitir.

domingo, maio 02, 2004

Andam a brincar com a gente?

O Ministro da Defesa veiu ao Corvo prestar homenagem póstuma a dois soldados corvinos que morreram na guerra do Ultramar. Foi acompanhado na sua deslocação ao Corvo por Alvarino Pinheiro. Voltou para a Terceira, à noite esteve presente num comício partidário e voltou no avião militar para Lisboa.
Agora a sério: isto é uma brincadeira ou quê? Andam mesmo a brincar com este Povo? Mas que raio...?? Mas isto o que é? Uma palhaçada, ou quê? Eu estou sem palavras.

A União Europeia (2)

A coisa que mais me arrepia na adaptação que fizeram da 9ª Sinfonia de Beethoven para Hino da U.E. , é o facto de lhe terem posto a letra em Alemão! Não tenho nada contra o idioma em si, é porque a 2ª Guerra Mundial foi só há pouco mais de 50 anos...