O Provedor da Mesa da Irmandade do Senhor Santo Cristo, Engº. Costa Santos, disse hoje, no programa da RTP Açores em directo do Campo de S. Francisco, que convidou o Primeiro Ministro Durão Barroso para integrar a Procissão do Senhor Santo Cristo e que não é esta a primeira vez que entidades políticas nacionais integram esta Procissão; disse que já veiu uma vez um Presidente da República na Procissão e muitas vezes têm vindo Secretários de Estado. Acrescentou que, não sei se para justificar alguma coisa, a parte da Procissão em que seguem as autoridades e as forças vivas da terra, é o "cortejo cívico" e está separado da Procissão na sua vertente religiosa.
Se não fosse o respeito que me mereceram a devoção e saudade bem patentes nos inúmeros telefonemas de Açorianos espalhados pelo Mundo, eu teria aproveitado a linha aberta e teria telefonado para pedir ao Engº. Costa Santos que me avivasse a memória e me esclarecesse quem foi o Presidente da República que participou na Procissão a convite da Irmandade do Senhor Santo Cristo. Venho desde o tempo de Craveiro Lopes e não me recordo de nenhum.
Perguntaria também ao Engº. Costa Santos se não acha que é preciso ter muito boa vontade para acreditar que o convite a Durão Barroso não tem uma intencionalidade política e que, a um mês das eleições europeias e a 5 meses das eleições regionais, teria sido muito mais sensato e isento não o fazer. Sendo o Engº. Costa Santos um conhecido e participativo militante do PSD, ( minutos antes no telejornal do mesmo canal televisivo tinha aparecido sentado numa mesa no convívio de militantes e dirigentes dos 30 anos do PSD Açores ), não deveria ter tido o cuidado de reflectir melhor no alcance que poderia ser dado à sua intenção?