sexta-feira, agosto 01, 2008

Notas soltas e revoltas


1 - Lembrei-me hoje de um "single" gravado pelo coro da FNAT (Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho) que tocava quando eu era miúda e que se chamava "Angola é nossa". Começava com o som de pés a marchar e um coro de vozes a sussurrar "Angola é nossa", repetidas vezes e em "crescendo", até que entrava a orquestra com os acordes iniciais e o dito coro começava a cantar: "Oh!Povo heroico português, num esforço estoico outra vez...." etc.etc. e por aí fora, vindo a terminar com o refrão que só dizia, gritando: "Angola é nossa, Angola é nossa, é nossa, é nossa, Angola é Portugal!"
2 - Após ouvir a comunicação de Cavaco Silva ao País e mesmo correndo o risco de me repetir, vou voltar a citar o tal provérbio que me é muito querido: "Quand le doigt montre la lune, l'ímbécil regarde le doigt".
Pois fiquem-se para aí a olhar para o dedo, meus caros, que nós, os Açoreanos, vamos ver se chegamos à lua.
3 - e porque a música é parte da minha vida, lembrei-me doutra, penso que já em CD, , bem mais recente, que diz assim: "Qual é a tua, ó meu, andares a dizer quem manda aqui sou eu?!..."

Etiquetas: