sexta-feira, junho 02, 2006

Democratas? Quem?

Agradeço ao Nuno Barata a honra que me deu ao transcrever o meu post integralmente no seu "foguetabrase".
Em relação aos seus comentários, quer no seu próprio blog, quer no meu, tenho a esclarecer o seguinte:
Ninguém lhe disse, com certeza, que eu sou ou não sou uma "democrata". Tirou por si mesmo, provavelmente, essa conclusão. (Se fosse tão "perspicaz" como o Paulo Pacheco, já o teria percebido!) Nunca desempenhei cargos publicos ou politicos, não tenho filiação partidária . Sou portanto uma cidadã livre, que tem todo o direito de expressar as suas ideias e até de, se quiser, não ser "democrata". Posso ser e posso não ser. Não é verdade?
Corro o risco de, prezando a minha liberdade, ser apelidada de "democrata" às vezes, "anti-democrata"outras vezes. É um risco que corro mas que assumo inteiramente e sem máscara. Podia usar o anonimato. Não o fiz. Assinei e assino o que digo. Não é permitido discordar do conteudo do seu pograma? Tanto pior para si. É a democracia a funcionar.
Entende o Nuno Barata que é Democrático fazer um programa, num Canal publico de televisão e aproveitar o tempo de antena de que dispõe para insultar e "gozar" à grande com figuras publicas do momento, umas vezes insinuando, outras vezes afirmando o que lhe apetecer, sem que sequer os lesados tenham a oportunidade de se defender ou contrapor as suas razões? Entende que "Democracia" é isso? Eu não.
Entende o Nuno Barata que é Democrático lançar para o ar palavras e conversas dúbias, que ficam sem o devido esclarecimento, acerca de pessoas que em princípio têm o direito de ser consideradas pessoas de Bem e a quem, pelo menos se deveria dar o direito de resposta? Entende que Democracia é isso? Eu não.
Entende o Nuno Barata que é Democrático deixar que cada um insulte cada qual só pelo prazer que dá discutir e levantar celeumas? Entende que Democracia é isso? Eu não.
Eu entendo, Nuno Barata, que, em Democracia, é essencial o respeito. Quando as pessoas não sabem entender isso, tem de se lhes ensinar. Se não querem que seja aumentando a dose de anidrido carbónico, pois seja de outra maneira qualquer. Mas tem de se ensinar.
No heart feelings.

5 Comments:

At 3 de junho de 2006 às 01:08, Blogger Andre Bradford said...

Não me venho solidarizar que isso é só para quem precisa. Venho antes reafirmar que acredito na democracia e nos democratas, todos eles, aqueles com quem concordo e aqueles de quem discordo.

 
At 3 de junho de 2006 às 06:58, Blogger Nuno Barata said...

També eu e por isso, vou continuar a dizer o que penso e espero que a Maria do Céu tambem.
Quanto aos epitetos que àtribuiu ás minhas opiniões, não percebo. Afinal os gabinetes dos Senhores secretários e dos lideres da oposição têm acesso aos meios necessários para rebaterem tudo o que digo e penso, não o afze porque não querem.
Ca~lar-ne já muita gente tentou, só que ainda ninguém conseguiu. Dobre o casa de Duarte Ponte o tempo, esse excelente conselheiro, irá confirmar a minha razão.
Agradeço a V. disposição para me ensinar o que é a democracia mas, felizmente, sei bem isso o que é, sempre, com ou sem oxigênio.

 
At 3 de junho de 2006 às 07:00, Blogger Paulo Pacheco said...

ó, ó Maria, não foste tu que por via do "anidrido carbónico" insinuaste que se mandasses, acabavas com o programa?

Portanto o que de forma indirecta disseste é que concordas com a censura arbitrária (desde que sejas tu a arbitro - obvio)


Achas mesmo estranho acusarem-te de "défice democratico"?

MESMO?

 
At 3 de junho de 2006 às 12:54, Blogger Maria do Céu Rêgo-Costa said...

Eu não disse que acabava com o programa! Eu disse que se fosse no tempo dos teus "compadres", o programa acabava!
E tu percebeste, perfeitamente, não venhas agora com tolices. Mais a mais elogiei-te: chamei-te perspicaz!

PS. Maria é a tua filha. O meu nome é Maria do Céu. Tá certinho?
Bom fim de semana!

 
At 5 de junho de 2006 às 11:40, Blogger Paulo Pacheco said...

"compadres"?
Não posso deixar de discordar. Não , não acabava o programa "noutros" tempos e tenho pena que a tua visão de "outros tempos" seja esta.
De qualquer modo se achas que antes era assim e achas que era mau... porque é que defendeste o mesmo?

ps- Maria do Céu Rego Costa, assim está... certinho?

 

Enviar um comentário

<< Home