segunda-feira, fevereiro 09, 2004

A respeito da coligação do PS com o PSD em 1983

A coligação do PS com o PSD em 1983 não tem, na minha opinião, nada a ver com a actual pretendida coligação do PP com o PSD, por várias razões que passo a enumerar:
1º - Não foi, nem uma coligação pré eleitoral, nem um acordo pré eleitoral. Não teve portanto o objectivo, que agora eu e os que pensam como eu, apontamos, de tentar ganhar as eleições, a qualquer preço.
2º - Tratou-se, naquela altura, de viabilizar um Governo, como aliás é norma corrente, quando nenhum dos Partidos obtem uma maioria confortável que lhe permita formar Governo.
3º - O PS ganhou na altura as eleições, num período muito conturbado (repare-se que era o 9º Governo em 9 anos!) e não detinha a maioria. Para evitar a queda sucessiva de Governos, que até ali se vinha verificando, negociou com TODOS os Partidos de então e chegou a acordo com o PSD, 2º Partido mais votado.
4º - Se o PSD regional concorresse às eleições SÒZINHO e tivesse o maior numero de votos e DEPOIS das eleições precisasse de negociar para garantir estabilidade governativa, mesmo que fosse com o PP, grande parte dos argumentos que eu, e os outros que pensam como eu, usamos, não teriam razão de ser.
5º - As duas situações portanto parecem-me bastante distintas tanto na causa como no efeito.
6º - Se eu fosse uma defensora desta coligação do PP com o PSD não vinha falar naquela coligação de 1983 neste momento como exemplo. Atente-se na duração que a mesma teve: 1983-1985..... Dois anos... Foi efémera, não acham? Não augura muito bom futuro...