sábado, janeiro 31, 2004

O "Medo" e o "Cagaço"

O CDS/PP e o PPD/PSD misturam as ideias e os conceitos, em alguns casos por absoluta ausência de lucidez, noutros, mais graves, numa tentativa propositada e quase maquiavélica, de tudo baralhar e confundir, atirando bolas ao ar todas ao mesmo tempo, a ver se passa despercebida a verdadeira "história" desta miscelânia toda.

Quer um, quer o outro, têm vindo a insistir na tónica de que a revisão do sistema eleitoral proposta pelo PS/Açores, deixa transparecer o "medo" dos Socialistas Açorianos de perder as eleições.
E neste ponto, a meu ver, é que está a grande questão. Se a atitude do PS/Açores for o chamado "medo", deverá chamar-se o quê à atitude de quem, sem olhar a meios, dá cambalhotas e reviravoltas, só para ganhar as eleições e recuperar o Governo desta Região?
Porque a verdade é que, tendo, como afirma, a certeza absoluta de que está tudo mal e que os Açorianos estão descontentes e "desertos" para lhes dar a mão, o PSD precisa de se amancebar com um pequeno partido de direita que, entre nós, felizmente até hoje, só mostrou do que é capaz por palavras? Então um partido como o PSD, que deteve e manteve o Governo desta Região durante 20 anos, com maiorias absolutas, não tem a confiança suficiente para se apresentar sozinho aos Açorianos? A isto, meus senhores, não chamo "medo". Chamo "cagaço". E do grande!

A união de conveniência que decidiram fazer estes dois partidos, a que o conhecido cronista social-democrata Jorge Cabral muito bem chama de "estranha e espúria mancebia", não representa nem de longe a "alteração das regras do jogo", que o PSD e o PP tanto gostam de chamar à proposta de revisão eleitoral do PS/Açores. Para falar em termos de "jogo", se assim o entendem, digamos que aqueles dois partidos, para o ganhar, pretendem meter um golo, com a mão, fora-de-jogo e já depois do apito do árbitro. E mesmo assim, pretendem argumentar que o golo é válido. Contra tudo e contra todos, o que interessa é não perder o "jogo"! A isto, também, não chamo "medo". Chamo "cagaço". E do grande.