quarta-feira, março 24, 2004

O Hastear da Bandeira

Acabei de ler num "post" do André que a coligação PSD/PP vai propor que se hasteie a Bandeira da Região em todos os edifícios públicos. Pois muito bem; e eu que também julgava que era assunto de preocupação maior o saber-se em que ficamos no "fait-divers" das 200 milhas para cá, 200 milhas para lá, ou até na questão de se saber até que ponto vão as competências dos serviços prestados pela RTP Açores, ou até, que mais não fosse, saber se aquele senhor que está há 7 dias em greve de fome no seu barco na Praia da Vitória, tem razão ou não tem, ou até, sei lá, se se vai fazer a central de lixo ou se a estrada da Ribeira Grande vai ter 2, 4, 6 ou até 8 faixas...Sei lá!..
A verdade é que, nesta Região, que é a "mais pobre de Portugal", que tem, ao nível do aproveitamento escolar, resultados dos mais baixos do "País", que tem um canal próprio de televisão mas que não se sabe bem se é próprio ou não, que tem eventualmente muito mais coisas negativas que vão aparecer até às eleições, não há nada mais importante do que hastear a Bandeira. Eu até diria mais: eu acho que também era de propor que todos os funcionários públicos cantassem todos os dias, no começo dos seus dias de trabalho, o Hino da Região. Há lá forma mais significativa e eficaz de "optimizar" a nossa Identidade Açoreana, o nosso Orgulho?
Pois claro. Preocupem-se com a Bandeira hasteada nos edifícios públicos, ponham os funcionários públicos a cantar o Hino! Olhem, se ganharem as eleições, comprem carros novos, pintados de azul, que é para serem da côr da Autonomia, um para cada Secretário Regional, Administrador, Presidente de Conselho de Administração, Director, tudo AZUL, que é para a gente sentir cada vez mais que somos Açoreanos e termos orgulho de o ser. O resto, vem por acréscimo. Há lá coisa mais importante para um trabalhador Açoreano do que saír de casa de manhã para ir trabalhar e ver a Bandeira ao vento em cada edifício público? Fica logo com a certeza de que agora sim, agora mandamos naquilo que é nosso! Os pescadores vão lá querer saber se está alguém a querer tirar-lhes o pão da boca, os lavradores vão lá querer saber se amanhã vão ter que vender as vacas e mudar de vida, qualquer que seja o trabalhador vai lá querer saber se, nesse mesmo dia, se está a "cozinhar" em Lisboa mais algum corte para lhe lixar a vida!?
Eu quero cá saber se a RTP Açores vai mesmo ter um estatuto de Canal de Televisão de uma Região Autónoma! Desde que, nas varandas da Rua Ernesto do Canto, esteja hasteada a Bandeira dos Açores e que os trabalhadores da RTP Açores cantem o Hino todos os dias de manhã antes de começarem a trabalhar e que o Director da RTP Açores tenha um carro novo e bem azul, por mim está tudo bem!

Mas onde é que esta gente tem o juízo? E o bom senso? E vergonha na cara?